Blogue

12 de Dezembro de 2022

Terá sido abuso? Quando o abuso sexual de homens que têm sexo com homens é invisibilizado

Um em cada seis homens é vítima de alguma forma de abuso sexual e para um homem é difícil partilhar a sua história de abuso sexual e procurar apoio, particularmente quando o abuso aconteceu entre homens que têm sexo com homens (HSH).

A realidade da violência sexual contra HSH está envolta por um manto de silêncio repleto de estigmas, preconceitos e tabus. Sabemos que existem vários HSH que são vítimas de abuso sexual e que são silenciados por vários motivos. Muitas vezes o abuso sexual não é identificado enquanto tal, pois nem sempre é fácil reconhecer que se foi vítima de violência sexual no contexto do relações de intimidade namoro, ou casamento. Muitas vezes estes homens temem serem recebidos com descrença e que não acreditem na sua história de abuso.

Os estigmas e ideias estereotipadas relativamente aos HSH representam um obstáculo à partilha, bem como a moralização (por parte de pessoas amigas e profissionais) sobre determinadas práticas sexuais, preconceitos e valores sociais sobre o papel tradicional do homem.

A violência sexual contra homens que têm sexo com homens pode acontecer em inúmeros contextos, designadamente:

  • relações de intimidade, namoro e casamento,
  • dating,
  • encontros casuais, cruising e experiências pontuais,
  • sessões de Chemsex,
  • festas de sexo, saunas e clubes de sexo,
  • apps de hookup e online,
  • trabalho sexual, exploração sexual e prostituição.

De modo a ajudar a identificar estas situações enquanto violência sexual e a facilitar a procura de apoio, criámos um guia que pode ser descarregado no link https://quebrarosilencio.pt/hsh.

Neste guia, poderá saber mais sobre o que é a violência sexual, consentimento, as diferentes formas de abuso e em que situações e contextos podem acontecer, assim como, o impacto e consequências desta forma de violência. É possível ainda conhecer alguns obstáculos à procura de apoio,  quais os direitos do homem vitimado e os serviços de apoio disponíveis.

Se ao ler o guia se identificar com alguma das situações ou tem dúvidas face ao que viveu, queremos que saiba que não está sozinho. Na Quebrar o Silêncio podemos ajudá-lo a compreender melhor o que aconteceu e a ultrapassar o impacto e consequências que causou.
Contacte-nos através da Linha de Apoio 910 846 589 ou do email apoio@quebrarosilencio.pt, estamos disponíveis para o receber.

Artigos relacionados