Para os homens e rapazes vítimas de violência sexual, o isolamento social pode apresentar obstáculos e desafios particularmente exigentes.
Por isso é importante que nesta fase mantenha especial atenção ao autocuidado.
Lembre-se de cuidar de si, pois você importa!
Abaixo apresentamos algumas sugestões do que poderá fazer enquanto está em casa.
Ponha os séries e filmes em dia
Experimente aquela série que toda a gente gosta, mas que nunca viu. Séries com várias temporadas podem ser o ideal para se entreter durante algum tempo ou se preferir pode apostar até nas novidades. Fica ao seu critério.
Veja os filmes nomeados para os Óscares. Mas não fique por aí, procure, por exemplo outras alternativas, como os Palme d’Or, Bafta ou outros festivais de cinema.
Adira a um serviço de streaming. Lembre-se que a Netflix oferece 30 dias de acesso gratuito. Usufrua desse período.
Leia aquele livro que tem vindo a adiar
Podem ser os clássicos russos ou um policial que é impossível parar de ler. O importante é escolher um género que goste e que lhe seja prazeroso.
Se não tem hábitos de leitura, pode experimentar ler pequenos contos. Peça sugestões a uma pessoa amiga. Quem sabe se não descobre um novo interesse ou género literário.
Faça exercício físico em casa
Mantenha-se ativo. Pode não ser tão fácil como ir ao ginásio ou correr na rua, mas é possível. Procure estratégias para que possa fazer exercícios. Não tem muito espaço? Desvie umas cadeiras ou encontre um cantinho onde consiga ter algum espaço. Há imensas apps ou mesmo vídeos no YouTube que podem ajudá-lo. Procure as que façam mais sentido para si.
Mesmo que não faça exercício com regularidade, numa fase de isolamento como esta é particularmente importante contrariar esse hábito.
Ligue a pessoas de quem gosta ou envie-lhes uma mensagem
Pode ser aos avós ou àquele familiar de quem gosta, mas com quem ultimamente não tem mantido contacto. Faça uma surpresa e ligue, converse um pouco. Podem ser apenas cinco minutos. Mas, se este for um desafio para si, pode preparar anteriormente alguns tópicos de conversa.
Se desejar pode escrever uma mensagem e enviar a alguém de que gosta. Para quem gosta de conversar pode experimentar fazer videochamada e até explorar videochamadas de grupo.
Apanhe 5 minutos de ar e sol
Pode ser à janela ou se tiver uma varanda melhor ainda. Aproveite para “sair” um pouco, mantendo-se protegido na sua própria casa.
Se for um dos sortudos que tem um quintal, pode utilizá-lo para fazer algumas actividades como exercício físico, tocar viola, escrever ou simplesmente apanhar sol.
Aprenda algo novo
Aprender uma língua pode ser um desafio interessante. Se calhar já sabe algumas coisas de espanhol, francês ou outro idioma e pode retomar daí, ou pode aprender uma língua completamente nova e que seja um desafio como russo, mandarim ou japonês. Mas não fique por aqui.
Há vários cursos online, uns gratuitos, outros pagos. As opções são infindáveis. Há escolas como a Udemy que têm disponibilizado gratuitamente formações anteriormente pagas.
Gostava de aprofundar o seu conhecimento de história, geografia ou outra qualquer matéria? Pode ser a altura ideal para fazê-lo.
Vá ao museu sem sair de casa
Vários museus disponibilizam visitas virtuais das suas coleções e exposições. A Gulbenkian em Lisboa é um dos exemplos, mas há mais como o Louvre, British Museum ou Solomon R. Guggenheim Museum. Também tem outras opções como a NASA ou o Vaticano. Pesquise na internet e encontrará inúmeros museus com esta possibilidade.
Medite 5 minutos por dia
Meditar pode ser difícil, especialmente no início. Mas quem sabe se não vai descobrir que afinal consegue fazê-lo sem grande dificuldade.
Há várias apps que podem ajudá-lo, nomeadamente as de meditação guiada/orientada. Para principiantes esta pode ser a melhor opção, pois têm a opção de fazer sessões de 1 minuto e sempre com alguém que orienta sobre o que fazer. Experimente os conteúdos gratuitos da Calm e veja se funciona consigo.
Jogue para se divertir
Se gosta de videojogos, pegue no comando ou teclado e rato para jogar um pouco. As opções online com sessões multijogador podem ser as mais indicadas para combater o isolamento. Mas se prefere uma boa história, termine novamente o seu jogo preferido do início ao fim. Explore os diferentes modos de jogo: por vezes aumentar a dificuldade poderá trazer uma nova experiência.
Não tem jogos novos? As lojas online são uma boa opção para adquirir um jogo sem sair de casa e quebrar as orientações de isolamento social.
Se o custo é um problema, há vários sites e redes sociais com jogos gratuitos.
Vá ao teatro no conforto da sua casa
O Teatro Aberto disponibiliza seis peças que serão transmitidas às 21h no site desta companhia. Se não tem o hábito de ir ao teatro, esta pode ser a ocasião ideal para experimentar. Se não gostar da peça que está a ver, não sentirá constrangimento em sair a meio, uma vez que está em casa. Se já tem o hábito de ir ao teatro, não perca a oportunidade de ver mais seis peças. Saiba mais informações em www.teatroaberto.com
Conhece o TedTalk? Explore ideias e histórias inspiradoras
Tecnologia, saúde, sociedade, ativismo, futuro, inovação, ciência, design. O leque de opções é imenso e com “talks” verdadeiramente inspiradoras. Experimente, por exemplo, explorar as recomendações do TED ou procure por temas que sejam do seu interesse.
Ouça música
Qual foi a última vez que ouviu o seu álbum preferido do início ao fim e sem interrupções? Se tiver oportunidade, dedique um momento do dia só para ouvir música, isto é, ouvir sem estar a usar o telemóvel ou enquanto trabalha. Com ou sem headphones, desfrute das suas músicas preferidas.
Recorra aos serviços de streaming para descobrir novas músicas e bandas que desconhece.
Faça puzzles
Gosta de puzzles? Dedique-se àquele puzzle que parece impossível. Quantas mais peças, melhor. Consegue desmontar aquele puzzle que está emoldurado e que demorou uma eternidade a fazer? Fica o desafio.
Escreva. Não importa o quê
Pode ser um poema, um diário, pensamentos, o que lhe apetecer. Pegue num bloco e escreva. Também pode ser num computador, mas sugerimos que seja mais “arcaico” e experiencie pegar num bloco de papel em branco e preenchê-lo com palavras, frases, parágrafos. Ideias soltas ou histórias complexas. Fica ao seu critério.
Que tal escrever um conto? Pegue naquela ideia que sempre quis explorar. Pode ser a oportunidade perfeita para dar corpo a essa história. Crie personagens, lugares, o que quiser. Não há limites.
Se acha que não tem o dom para a escrita, pesquise na internet por exercícios de escrita criativa. Por exemplo, pegue num jornal ou livro e escolha aleatoriamente 10 palavras. Agora escreva uma pequena história usando essas palavras. Escreva sobre um tema específico como viajar. Fica ao seu critério.
Toque um instrumento
Tem uma viola? Um piano? Um cavaquinho ou outro instrumento qualquer? Então pratique. Toque as suas músicas preferidas e cante se se sentir inspirado. Pode aprender uma música nova. Seja de ouvido ou através dos sites de músicas onde pode aprender os acordes corretos. Pode sempre arriscar-se a compor a sua própria música.
Veja vídeos de gatos e cachorros no youtube
Há quem goste mais de gatos, há quem goste mais de cães. Mas a verdade é que o YouTube tem listas e listas de vídeos com estes animais. Por vezes, ver um curto vídeo de cachorros e gatos a fazerem das suas pode ser o que precisa para dar uma gargalhada e descontrair nesta fase.