Blogue

23 de Agosto de 2022

Quando o verão é um desafio para homens sobreviventes de violência sexual

A chegada das férias de verão e do calor podem ser um período de descanso e de descontração para a grande maioria das pessoas, mas para homens e rapazes vítimas de violência sexual pode ser um período bastante difícil e complicado de gerir.

Um dos desafios para alguns sobreviventes passa pela dificuldade na exposição do seu corpo e em lidar com a exposição do corpo dos outros. Numa altura em que as roupas encurtam e as idas à praia são mais frequentes, pode tornar-se mais difícil gerir esse mal-estar e encontrar alternativas para os momentos de lazer. Quando a exposição do corpo ou parte dele é geradora de sofrimento, o sobrevivente pode evitar frequentar locais vistos como de risco e consequentemente, ou evitar momentos sociais, de lazer e até de autocuidado. Rejeitar convites para uma tarde passada com amigos junto ao mar, evitar ginásios e até partidas de futebol de praia com os amigos, entre outras situações podem despoletar nestes homens  ansiedade e pensamentos intrusivos, geradores de sofrimento.

Sabemos que a maioria dos casos de violência sexual são praticados por familiares ou por alguém próximo da família. Por este motivo, nesta fase do ano em que é comum passar férias em família ou receber visitas de familiares habitualmente mais distantes, o sobrevivente pode ser confrontado com a necessidade de rever ou conviver com a pessoa que praticou o abuso, o que naturalmente pode ser disruptivo para o seu bem estar.

Neste sentido, o verão pode proporcionar situações em que se ativam memórias e emoções negativas associadas ao abuso, o que pode gerar sofrimento e altos  níveis de ansiedade e mal-estar nos homens e rapazes vítimas de violência sexual.

Se é sobrevivente de violência sexual pode contar com a ajuda da Quebrar o Silêncio para recuperar do trauma e retomar o controlo da sua vida. Não está sozinho.

Contacte-nos através da nossa Linha de Apoio 910 846 589 ou através do endereço de email: apoio@quebrarosilencio.pt.