Blogue

30 de Junho de 2021

O verão e a exposição dos corpos

A chegada do verão, com os seus dias de calor, é uma altura desejada por muitos, nomeadamente com a possibilidade de ir à praia. Mas, para muitos homens e rapazes vítimas de violência sexual, a “simples” ida à praia pode ser um desafio e um evento que gera mal-estar.

Sabemos que uma das possíveis consequências desta violência é a dificuldade na exposição do seu corpo e à exposição ao corpo dos outros. Numa altura em que as roupas encurtam e as idas à praia começam, torna-se mais difícil gerir este mal-estar e encontrar alternativas para os momentos de lazer. Quando a exposição do corpo ou parte dele é geradora de sofrimento, a solução encontrada passa muitas vezes pelo evitamento de locais vistos como de risco e consequentemente, pelo evitamento de momentos sociais, de lazer e até de autocuidado. Negar os convites para uma tarde passada com amigos junto ao mar, evitar ginásios e até goleadas com os amigos ao fim-de-semana, entre outras situações, em que facilmente se despe uma t-shirt, podem despoletar nestes homens reações negativas, de mal-estar e também podem gerar sofrimento.

Esta consequência da violência sexual pode ser trabalhada, minimizada ou até extinta, com acompanhamento profissional e especializado, permitindo a estes homens a possibilidade de viver de forma mais plena e relaxada momentos que antes seriam vividos com grande ansiedade.

Se é homem ou rapaz e foi vítima de violência sexual, a Quebrar o Silêncio pode ajudá-lo a ultrapassar o impacto que o trauma teve na sua vida.