Quem somos


Somos uma associação sem fins lucrativos de apoio a homens vítimas/sobreviventes de abuso sexual e queremos iniciar um diálogo saudável e informativo sobre a violência e abuso sexual de homens e de rapazes, sem medos ou preconceitos.

Queremos criar um ambiente onde qualquer homem vítima/sobrevivente de abuso sexual se sinta seguro para partilhar o que sente, dizer o que pensa e, se sentir necessidade, mostrar a sua vulnerabilidade sem receios.

Como começámos

Quando tinha 11 anos, um amigo de família abusou sexualmente de mim durante meses. E durante mais de 20 anos carreguei em silêncio esse peso, vergonha, culpa e nojo. Tudo sentimentos que não eram meus, mas que os carreguei comigo sem compreender porquê.

Estas são as palavras de Ângelo Fernandes, fundador da Quebrar o Silêncio, um homem que aos 11 anos foi vítima de abuso sexual e hoje se dedica a ajudar outros homens que tenham passado por situações de abuso sexual.

Missão

Apoiar os homens vítimas/sobreviventes de abuso sexual a ultrapassar os traumas consequentes desse abuso e a retomar o controlo da sua vida.

Objectivos

Os nossos principais objectivos são:

  • Apoiar os homens vítimas/sobreviventes de abuso sexual.
  • Apoiar as pessoas que são indirectamente afectadas pelo abuso sexual de homens e rapazes (família, parceiros, amigos, entre outros).
  • Sensibilizar e consciencializar a opinião pública sobre o abuso sexual de homens e de rapazes.
  • Realizar sessões de sensibilização e consciencialização junto das escolas, sobre questões relativas à realidade da violência e abuso sexual, com particular foco no abuso sexual masculino, combatendo ideias preconcebidas e ultrapassar preconceitos relacionados com os papéis de género e promover a prevenção da violência e abuso sexual.
  • Promover os direitos humanos e igualdade de género.

Valores

Respeito máximo por cada pessoa

Valorizamos a coragem e a força que traz cada homem até nós. Ouvimos a sua história e respeitamos o seu tempo. Acreditamos na palavra, nos sentimentos e nos pensamentos que cada homem carrega consigo. Apoiamos cada sobrevivente homem a compreender o trauma e a ultrapassar o impacto do abuso sexual, retomando o controlo da sua vida.

Inclusão e diversidade

Apoiamos todos os homens vítimas/sobreviventes de abuso sexual, independentemente da sua crença religiosa, etnia, cultura, origem ou orientação sexual.

Órgãos sociais

Direcção
Presidente – Ângelo Fernandes
Vice-presidente – José Parreira
Secretário – Alexandra Duarte

Assembleia Geral
Presidente – Maria Rosa
Secretário – Teresa Marques
Secretário – Ana Pereira

Conselho Fiscal
Presidente – Maria Passos
Secretário – Tiago Barreiros
Secretário – Miguel Machado