É natural que um homem que tenha sido vítima de violência sexual tenha curiosidade e interesse em ler notícias relacionadas com esta forma de violência devido à sua experiência pessoal. No entanto, para um sobrevivente, notícias sobre casos de abuso podem desencadear pensamentos dolorosos, mal-estar, desconforto e levá-lo a reviver memórias indesejadas do seu próprio abuso.
Enquanto leitor, se sentir que este tipo de notícias lhe provoca mal-estar e pensamentos indesejados, tente não ler artigos sobre violência sexual e evite também os comentários a esses textos. Pondere procurar alternativas e pesquise sobre outros assuntos que lhe interessem ou sobre os quais tenha curiosidade. Pode ser uma oportunidade de aprender sobre uma outra temática na qual sempre desejou investir ou aprofundar, ou de iniciar a leitura de um livro que tem vindo a adiar. Sempre que vir um título de alguma notícia que desencadeie ansiedade ou pensamentos desconfortáveis, pense em ligar a uma pessoa amiga e tenha uma conversa sobre outro assunto.
Se sentir que as notícias sobre violência sexual, seja na televisão, rádio ou escrita, estão gerar em si mal-estar ou pensamentos indesejados, contacte-nos através do email apoio@quebrarosilencio.pt ou da nossa Linha de Apoio 910 846 589. Nós podemos apoiá-lo.