Blogue

21 de Fevereiro de 2022

“Já tenho uma certa idade: será tarde demais para procurar apoio?”

Em média um homem que foi abusado na infância demora entre 20 a 30 anos até procurar apoio e muitos dos sobreviventes que procuram o nosso apoio têm à volta de 35 anos. No entanto, não significa que seja uma regra aplicada a todos os casos de igual forma. Também recebemos pedidos de jovens com 16 anos e de homens com 60, 70 ou até mesmo 80 anos.

Sabemos que, com o avançar da idade, vários homens sobreviventes questionam-se se valerá a pena procurar apoio. A resposta é sim, mas queremos que saiba que é natural sentir-se indeciso. Independentemente da idade que tem agora, não é tarde para procurar apoio.

Depois de passar décadas em silêncio, é comum que um sobrevivente sinta hesitação em procurar apoio e começar o processo de recuperação do trauma. Por vezes, questiona-se se deve “remexer” em algo que aconteceu há tanto tempo e falar sobre questões que pareciam estar escondidas ou adormecidas durante a sua vida. Porém, quando refletem sobre este assunto, os sobreviventes reconhecem que, mesmo quando as tentam ignorar, as consequências do abuso estão presentes e afetam o seu dia-a-dia.

Procurar apoio e iniciar o processo de recuperação é uma forma de ultrapassar o impacto dessa experiência traumática, e ter uma vida que deixa de ser afetada pela mesma.

Queremos que saiba que independentemente da idade que tem hoje ou de quando foi vítima de violência sexual, pode sempre procurar apoio para ultrapassar as consequências dessa experiência traumática.

Contacte-nos através do email apoio@quebrarosilencio.pt ou da Linha de Apoio 910 846 589
Não está sozinho, nem é tarde demais para procurar ajuda.
O nosso apoio é gratuito e confidencial.