João – 49 anos


Antes de conhecer a Quebrar o Silêncio, vivia em silêncio sem ter a noção de que silenciava anos de anulação dos meus sentimentos e emoções. A palavra sobrevivência era-me estranha, pois acreditava que o que me havia sido infligido era algo terrível, sentindo-me culpado e revoltado por não ter tido forças para vencer o predador.


A terapia desencadeou em mim toda uma série de processos de compreensão da natureza da minha sobrevivência e no modo defensivo como então vivia: sempre num vazio interior face a um exterior de fugas e labirintos para nunca regressar ao passado.

Hoje sinto que deixei o estádio de sobrevivência para estar numa vivência das emoções que outrora recalquei. Sou mais livre, mais natural e até passei a ter prazer pessoal no que sou e não só no que faço. Libertei as emoções da cave e deixo-as fluírem em mim com naturalidade. Graças à ajuda clínica da Quebrar o Silêncio superei a fronteira entre ser e parecer. Hoje sou mais genuíno e mais pessoa em todos os sentidos, pois não anulo aspetos humanos meus. Hoje sou capaz de dizer o que sou e o que sinto.
João