Hugo L. – 44 anos


Sou o Hugo L., tenho 44 anos e aos 14 anos fui vítima de abuso sexual por parte de um colega mais velho de turma, já lá vão 30 anos desde o ocorrido.

Depois destes 30 anos e de ver num programa de TV onde se falou sobre o tema dos abusos sexuais, em que os homens são as vítimas, soube que existe a Quebrar o Silêncio e acabei por enviar um email a pedir ajuda e quase no mesmo momento responderam-me.

Claro que não é fácil pedir ajuda, nem falar sobre um assunto que é bastante difícil de falar e que pensamos que é só a nós que aconteceu, mas a realidade é que há muitos homens que passaram por abusos tal como eu.

A Quebrar o Silêncio tem uma excelente equipa que me ajudou muito desde o apoio psicológico até ao grupo de ajuda mútua, e que foi para mim e tem sido muito importante. Apesar de ser um assunto delicado que faz parte do meu passado, têm me ajudado muito a ganhar ferramentas para o meu dia a dia.

Eu consegui, com o apoio da associação Quebrar o Silêncio, tu também podes conseguir e não é fraqueza nenhuma pedir ajuda, mas sim um ato de força, além de que tu não tens culpa nenhuma do que aconteceu, mas sim o agressor.

Eles são uma associação de confiança e que te respeitam e que podes falar completamente à vontade. Para toda a equipa da Quebrar o Silêncio, desde o Ângelo e restante equipa, o meu enorme respeito e um enorme obrigado por tudo. Continuem assim com o vosso excelente trabalho que é uma grande vocação. Os meus grandes parabéns.