Exercícios de relaxamento são normalmente actividades de curta duração, rotinas com objectivos específicos e que ajudam a acalmar a respiração e a descontrair quando há tensão. A capacidade de, lentamente, abrandar a respiração, descontrair os músculos e acalmar-se é uma competência que lhe pode ser útil.
Descontraia
Aprender a tirar um momento para si e não ter de cumprir com um objectivo palpável pode ajudá-lo a sentir-se com mais energia e com o pensamento mais organizado. Homens que foram vítimas de abuso sexual e que passaram por experiências traumáticas podem achar estes momentos difíceis; especialmente quando durante muito tempo foi necessário estarem em alerta de possível perigo para se sentirem seguros.
Um primeiro desafio pode ser ter consciência dos momentos em que está tenso, uma vez que para alguns homens que foram sexualmente abusados podem ter o hábito, mesmo que inconscientemente, de estarem constantemente em alerta a um ponto que podem já nem notar esse facto.
Sair um pouco da zona de conforto
De início poderá haver uma sensação de insegurança e será preciso prática, e até um pouco de risco, para aceitar que pode haver locais e momentos que está de facto seguro. Os benefícios virão quando conseguir descontrair e conseguir deixar-se de estar constantemente em alerta.
Para alguns homens será mais fácil iniciar-se na meditação através de curtas sessões de meditação guiada com alguém que os oriente, podendo ser uma introdução à meditação e também uma forma de criar hábito.
Apps para ajudar a meditar
Se preferir fazê-lo sozinho, existem apps que podem ser úteis, dentro das quais recomendamos a CALM. Com a CALM poderá escolher qual a modalidade que mais se adapta a si, o momento e o local onde prefere meditar. Através do sistema de notificações pode também criar uma rotina para ajudá-lo a introduzir a meditação no seu dia-a-dia