Blogue

8 de Fevereiro de 2021

Criar laços com os outros depois do abuso sexual

Para um homem que foi vítima de violência sexual, relacionar-se com outras pessoas e com o mundo pode ser uma tarefa árdua. Questões de confiança, instabilidade emocional e crenças negativas sobre o próprio, são algumas das consequências do abuso que dificultam a manutenção de relações saudáveis e plenas.

São diversos os sobreviventes que referem a dificuldade em ser assertivo, seja com colegas de trabalho, familiares ou até amigos, cedendo muitas vezes à vontade do outro e colocando as suas necessidades em segundo plano, o que aumenta os sentimentos de tristeza e frustração. Mencionam também o impacto no estabelecimento de relações de confiança, e como se torna um exercício difícil confiar e acreditar no outro, empurrando-os para o isolamento ou para relações menos saudáveis, de insegurança e instabilidade.

Experienciar uma situação traumática como a violência sexual, que na maioria das vezes é causada por alguém próximo e de confiança, pode moldar a nossa visão do mundo e dos outros, e deixar-nos alerta para o perigo que qualquer pessoa possa representar. Esta dificuldade no estabelecimento de relações é tanto uma consequência como uma estratégia de defesa, mas tende a tornar-se causa de solidão e sofrimento para alguns sobreviventes.

A desconstrução de crenças associadas ao abuso e a mudança de alguns comportamentos, com apoio profissional especializado, podem ajudá-lo a estabelecer relações mais estáveis e seguras.

Se identifica dificuldades na relação com os outros, experiencia baixa autoestima ou assertividade, ou foi vítima de violência sexual, contacte-nos. O nosso apoio é gratuito, anónimo e confidencial.