Ansiedade


A ansiedade é um elemento crucial da nossa sobrevivência e serve para nos preparar para lidar com situações de perigo que possam surgir. Todos a sentimos de forma mais ou menos marcada, mas na vida de um sobrevivente de abuso sexual esta ansiedade pode tornar-se constante e disruptiva, ao ponto de afetar o dia-a-dia do homem que a experiencia. Por vezes, acordar exige um trabalho de auto-controlo e de regulação, preparar o dia e gerir o seu funcionamento é um exercício de esforço e a própria gestão do funcionamento corporal é difícil porque o coração acelera, a cabeça não para e é impossível ficar quieto.

Todas as situações que, à partida, seriam perfeitamente banais, assumem um perigo assinalável, levando-o a estar constantemente alerta e ativo. Por vezes, situações aparentemente inofensivas, como ter alguém a passar à sua frente numa fila de supermercado, podem representar um aumento interno de um estado de ansiedade.

Esta ativação constante do sistema nervoso promove um desgaste emocional, físico e psicológico intenso, tornando-se exaustivo e gerador de sofrimento. Vários homens sobreviventes referem que situações como conflitos no local de trabalho ou discussões com familiares podem ser desencadeadores de ansiedade, e por vezes optam por evitar esses confrontos e a sua resolução como estratégia para prevenir um possível aumento da ansiedade. O acompanhamento profissional pode ajudá-lo a diminuir este sofrimento, mas há alguns comportamentos que pode adotar na sua rotina diária que o podem ajudar:

  • Tire um momento no final do dia para si e em que não tenha nenhuma obrigação. Permita-se a “não fazer nada” durante uns momentos;
  • Faça exercícios de respiração e relaxamento;
  • Faça caminhadas regulares, em que presta atenção ao que está à sua volta e desliga do resto;
  • Escreva sobre o que o preocupa e tente organizar as suas ideias.

Estas são algumas estratégias que o podem ajudar a minimizar o impacto diário da ansiedade na sua vida. Com o apoio da Quebrar o Silêncio é possível controlá-la e reduzi-la de forma efetiva.