Violência e abuso sexual de homens pode ser definido como qualquer contacto sexual que não seja desejado ou consentido pelo homem, sendo praticado contra a sua vontade. Quando se fala de violência sexual é importante definir e deixar claro que violação e penetração forçada não são as únicas formas de abuso. Violência sexual pode ocorrer sem contacto físico, e não é isso que a torna menos grave. Todas as formas de violência sexual podem trazer consequências para o sobrevivente.
É importante reconhecer que:
- Violência sexual acontece independentemente da crença religiosa, etnia, cultura, escolaridade, situação económica, idade, classe social, origem, profissão ou orientação sexual, quer do homem sobrevivente, quer do abusador ou abusadora.
- A responsabilidade é sempre do abusador, nunca da vítima.
- O abuso sexual pode ser uma experiência pontual ou continuada por um período de tempo indeterminado.
- Em 90% dos casos, o abusador conhece a vítima.
- Há rapazes e homens que foram vítimas por diferentes abusadores, ao longo da sua vida.
- A maioria dos abusadores são homens, mas também há mulheres abusadoras.
A Organização Mundial da Saúde define abuso sexual como: qualquer ato sexual ou tentativa de ato sexual, comentários ou iniciativas indesejadas, tráfico ou intenções de tráfico direcionados contra a liberdade sexual de uma pessoa recorrendo a formas de coerção praticadas por qualquer pessoa independente da sua relação com a vítima e em qualquer cenário, incluindo mas não limitado à casa e trabalho.
Ideias erradas sobre o violência sexual contra homens e rapazes
O facto de um homem ser vítima e sobrevivente de violência sexual não se reflete na sua virilidade, nem o torna menos capaz. A ideia de que um homem ou rapaz, vítima e sobrevivente de violência sexual é menos masculino ou menos capaz do que os outros está errada.
Este é um mito também relacionado com a forma como a sociedade reconhece os atributos associados à masculinidade tradicional. E, muitas vezes, esta ideia errada passa a ser carregada pelas vítimas / sobreviventes de violência sexual, afetando a sua auto-estima e interferindo ainda com a possibilidade de pedirem apoio.
Conheça alguns dos mitos sobre o violência sexual contra homens e rapazes +