Blogue

16 de Setembro de 2022

Abuso sexual de homens e rapazes no ensino superior

A entrada no ensino superior e o início da vida académica é uma fase para muitos vivida com entusiasmo e expectativa. Muitos jovens estão a viver pela primeira vez longe da sua família, estabelecem novas amizades e têm acesso a novas experiências.

No entanto, sabemos que a violência sexual contra homens e rapazes no contexto universitário é uma realidade pouco falada, o que aumenta a vulnerabilidade e o silenciamento das vítimas.

É comum haver casos de abuso sexual de rapazes e jovens adultos em contexto de saídas noturnas, festas universitárias, praxe ou outras atividades e eventos relacionados com a vida académica.

Porém, por ser uma realidade pouco conhecida, a grande maioria destes rapazes e homens vitimados fica em silêncio sem saber o que fazer, com quem falar e se podem procurar apoio. Por vezes, a ingestão de álcool ou o consumo de substâncias psicoativas contribui para o silenciamento das vítimas, nomeadamente porque podem recear serem recebidos com descrença, moralização e juízo de valor acerca desses mesmos consumos.

Independentemente das razões que levam ao silenciamento, a maioria dos homens vitimados acabam por sofrer sozinhos as consequências do abuso. Ou seja, por ser uma experiência potencialmente traumática e com um impacto devastador, estes rapazes e homens podem ver as suas vidas afetadas a nível pessoal, íntimo e a nível do rendimento escolar.

É comum que os rapazes e homens vítimas de violência sexual no ensino superior:

  • Não procurem apoio por sentirem que ninguém vai acreditar neles;
  • Tenham vergonha em partilhar o que aconteceu e por isso permaneçam em silêncio;
  • Acreditem que os homens e rapazes não podem ser abusados sexualmente e assim não procuram apoio;
  • Sintam que tiveram culpa porque foram a uma festa, ingeriram álcool ou consumiram substâncias, etc;
  • Acreditem que foram eles que de algum modo deram «pistas» afirmativas de consentimento, quando não foi esse o caso;
  • Em contexto de «dating», podem culpabilizar-se porque tomaram a iniciativa de convidar o abusador ou abusadora para um encontro;
  • Sentir vergonha e auto-recriminar-se pois não foram capazes de impedir o outro ou de fugir do abuso.

Queremos que saibas que não estás sozinho! Um em cada seis homens é vítima de violência sexual. Se passaste por alguma experiência de abuso sexual, podes contar com o apoio da Quebrar o Silêncio. Se estás confuso ou com dúvidas sobre o que vivenciaste, contacta-nos para agendarmos uma Sessão de Esclarecimento. Podemos ajudar-te a organizar os teus pensamentos e sentimentos relativos ao que viveste.

Os nossos serviços são gratuitos, anónimos e confidenciais.

Contactos:

Linha de apoio: 910 846 589

Email: apoio@quebrarosilencio.pt

Artigos relacionados