Quando se fala de abuso sexual de crianças ou de jovens por parte de adultos parece ser fácil identificar esses casos de abuso pela diferença de idades ou pela responsabilidade do próprio adulto face ao bem-estar de jovens. Ainda recentemente Vânia Pereira foi condenada a nove anos de prisão por abuso sexual de menor, no entanto quando a ausência de responsabilidades ou a proximidade de idades é menor, nem sempre pode ser fácil identificar uma situação de abuso.
Quando o abuso sexual ocorre entre jovens
Quando se trata de abuso sexual cometido entre os próprios jovens é preciso compreender um conjunto de outros factores.
É preciso reflectir que nestes casos o mais importante não é a idade ou a diferença de idades entre a vítima e o agressor, mas sim compreender que existe uma assimetria de poder entre ambos e que esse poder não está assente numa relação que seja igual para os dois, havendo um abuso desse mesmo poder por uma das partes.
Do mesmo modo que é fundamental compreender que formas de coerção, violência física, manipulação, chantagem e outros factores podem estar na base que sustenta essa própria relação de desigualdade e que em alguns casos em que haja consentimento, pode não ser um consentimento informado e neutro.